Secretaria de Saúde de Cuiabá diz que assumiu “esqueletos de obras” deixadas por Mendes
24/07/2020, 21:30:00
Por Da Redação - Érika Oliveira

A Secretaria de Saúde de Cuiabá, em nota subscrita por secretários, diretores e coordenadores, rebateu as declarações do governador Mauro Mendes (DEM) que chamou a gestão municipal frente à pandemia de “fracasso”. Para os profissionais, a fala do chefe do Executivo atinge não somente o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - que, conforme a nota, assumiu “esqueletos de obras” deixados por Mendes quando foi prefeito da Capital -, mas desrespeita os profissionais de saúde que estão na linha de frente.
Leia mais:'A quantidade de procura é proporcional ao fracasso na atenção básica em Cuiabá', rebate governador
“Antes de tudo, é um desrespeito imenso aos profissionais de saúde, que diariamente se empenham em oferecer à população o melhor atendimento possível, ainda mais em tempos de pandemia. Esses profissionais não têm medido esforços para seguir trabalhando, mesmo abalados com o desfalque de colegas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e/ou contraíram a doença. A gestão Emanuel Pinheiro está resgatando todos os esqueletos de obras deixadas pelas gestões anteriores”, diz trecho da nota.
Mendes e Emanuel Pinheiro trocam farpas desde antes da pandemia. A crise se ampliou este ano, principalmente por conta da invasão de competência na tomada de decisões das ações no combate ao coronavírus. Isto porque, por determinação tanto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, como do Supremo Tribunal Federal (STF), quem decide quais medidas serão adotadas é o Município.
Nesta sexta-feira (24), no entanto, Mendes decidiu editar um novo decreto liberando a abertura de serviços não essenciais em todo o Estado. A nova medida é impositiva e terá de ser seguida pelas prefeituras, que - a partir de agora - terão que comprovar a necessidade, através de dados locais, para que baixem suas próprias regras.
Além disso, durante a coletiva em que anunciou o novo decreto, o governador Mauro Mendes culpou a gestão da Saúde em Cuiabá pelas inúmeras filas que têm se formado no Centro de Triagem da Covid-19 instalado na Arena Pantanal.
“Por que as pessoas estão procurando pelo Centro de Triagem do Governo do Estado? Se a atenção básica das prefeituras, e principalmente de Cuiabá, estivessem funcionando, elas não precisariam ir lá. Elas iam nas UPAs, nas policlínicas de seus bairros, consultariam com o médico, pegariam o remédio e iam embora para casa. Seria um fracasso a iniciativa do Governo do Estado. A quantidade de procura que estamos tendo na Arena é diretamente proporcional ao fracasso da atenção básica nas cidades aqui próximas de nós e principalmente em Cuiabá”, disse o governador.
Veja a íntegra da nota da Secretaria Municipal de Saúde rebatendo a fala de Mendes:
Sobre a declaração do governador Mauro Mendes sobre a rede básica de saúde de Cuiabá:
- É lamentável que o governador, que foi prefeito da Capital na gestão anterior, classifique os serviços prestados nas unidades básicas de saúde como “fracasso”.
-Antes de tudo, é um desrespeito imenso aos profissionais de saúde, que diariamente se empenham em oferecer à população o melhor atendimento possível, ainda mais em tempos de pandemia.
-Esses profissionais não têm medido esforços para seguir trabalhando, mesmo abalados com o desfalque de colegas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e/ou contraíram a doença.
-A gestão Emanuel Pinheiro está resgatando todos os esqueletos de obras deixadas pelas gestões anteriores.
-A Prefeitura de Cuiabá, mesmo depois da quarentena coletiva obrigatória, continuou melhorando e ampliando a rede básica de saúde, entregando, de junho para cá, as reformas da Clínica de Saúde da Família do CPA 1 com odontologia e hora estendida até às 21 horas, da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Independência e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha.
-Ao todo a gestão atual reformou e climatizou 70% das unidades básicas; realizou a ampliação dos serviços do Consultório na Rua; realizou o remapeamento das micro áreas de abrangência dos agentes comunitários; capacitou todos os agentes comunitários de saúde, que receberam tablets, uniformes novos e protetor solar; implantou o Projeto AMOR (atendimento Rural), cobrindo 100% da zona rural, entre várias outras ações.
-Apenas neste ano, de janeiro a junho, foram realizadas 141.250 consultas médicas e de enfermagem nas unidades Básicas. No mesmo período foram realizados 276.557 procedimentos em pacientes nos PSFs e Centros de Saúde.
-Além disso, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou, nesta quinta-feira (23), o 1º Centro de Referência para Covid-19 da Atenção Básica, no Centro de Saúde Ana Poupina. Durante a pandemia, o local atenderá em horário estendido até às 21h, exclusivamente pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal. O local oferece teste rápido e teste RT-PCR e também disponibiliza o Kit Covid-19, de acordo com a avaliação médica.
-Ainda na rede básica, desde terça-feira (21), a Capital conta com a entrega do kit Covid-19 em 15 unidades, visando o tratamento precoce de pacientes com sintomas iniciais da Covid-19.
-Vale lembrar que, em outras redes de Atenção à Saúde, a Prefeitura de Cuiabá zerou a fila de espera por leitos de UTI de pacientes da Covid-19, com a abertura de 40 leitos no Hospital Referência na semana passada, além da abertura da UPA Verdão, como retaguarda para o Hospital de Referência. Se não fosse isso, até hoje a população mato-grossense estaria sofrendo com o colapso na saúde, haja vista a falta de apoio porque passam os municípios do interior, onde o coronavírus tem se proliferado com mais intensidade.
-Como mostram os noticiários locais, o Centro de Triagem da Covid-19 inaugurado pelo governo do Estado na Arena Pantanal funciona com fila quilométrica formada não somente por cuiabanos, mas também dezenas de moradores de outras cidades da Baixada cuiabana.
-A Prefeitura de Cuiabá valoriza os seus profissionais da saúde, por exemplo, oferecendo apoio psicológico com o programa “Cuidando de Quem Cuida da Gente”, e agradece todo o esforço que tem empregado no combate à pandemia.
Luiz Antonio Pôssas de Carvalho – Secretário Municipal de Saúde
Luiz Gustavo Raboni Palma – Secretário adjunto de Assistência em Saúde
Miriam Naschenveng – Diretora de Atenção Básica
Jacqueline Miliosi - Coordenadora Atenção Básica
Frances Olivia Loiola – Coordenadora de Programas Especiais
Wellington Assunção Ferreira – Coordenador de Programas Estratégicos
Jocineide Neves Santana Carvalho – Coordenadora da Regional Leste
Creuzinalda Costa Ferreira – Coordenadora da Regional Oeste
Gilson Guimarães de Sousa – Coordenador da Regional Norte
Tércio Antônio de Resende – Coordenador da Regional Sul
Marinete Ribeiro – Coordenadora da Regional Rural
Weverton Rayder – Diretor técnico de Gestão
Renei Lara – Coordenador de Saúde Bucal
Lucas Granada – Coordenador de Clínicas Odontológicas

