Olhar DiretoPodcast Olhar Direto

Depois do governo falar em veto de voucher a professores e sugerir sacolão, Wilson quer empréstimo a profissionais

31/05/2020, 19:35:00
Por Da Redação - Max Aguiar

Depois do governo falar em veto de voucher a professores e sugerir sacolão, Wilson quer empréstimo a profissionais

Depois que o governador Mauro Mendes (DEM) sinalizou pelo veto do projeto de lei da Assembleia Legislativa que sugere um voucher de R$ 1,1 mil aos professores interinos durante esse período de pandemia, o deputado Wilson Santos (PSDB) disse que a primeira contraproposta do Governo é dar ao menos uma cesta básica aos contratados que estão sem receber desde janeiro.

Segundo Wilson, que faz parte da base do governo na Casa de Leis, essa sugestão foi dada durante reunião com a categoria e membros dos sindicatos, no Palácio Paiaguás. "É a primeira sugestão. Mas é a primeira saída encontrada. Temos outras propostas em mente", disse o deputado.

Segundo Wilson, um sacolão foi a primeira resposta do governador e secretária Marioneide Angélica, da Pasta da Educação, tendo em vista que o projeto de voucher de R$ 1,1 mil seria inconstitucional e poderia gerar num futuro próximo um processo que poderia, inclusive resultar em perda dos direirtos políticos e perda de mandato.

Com isso, Wilson garante que irá continuar o dialógo com a Casa Civil e os professores, porque tem professores que estão passando necessidades com suas famílias devido a falta de pagamento. O sindicato dos profissionais da educação chegou a criticar a sugestão de ajuda com sacolão, por parte do Governo.

Por isso, outra proposta está sendo avaliado pelo deputado tucano. "A minha sugestão é que façam voucher e que depois que esse dinheiro adiantado seja descontado mês a mês. Isso não seria pela Seduc, mas sim pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania", concluiu o deputado.

O projeto de vale por desconto, como se fosse um empréstimo, ainda passará pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa para depois ir ao plenário.