Saiba quais os principais sintomas e comorbidades relatadas por pacientes com Covid-19 em Cuiabá
21/06/2020, 15:04:00
Por Da Redação - Érika Oliveira

Cerca de 26,9% das pessoas infectadas pelo coronavírus em Cuiabá informaram comorbidades isoladas ou associadas. Os principais sintomas relatados foram tosse, febre, desconforto respiratório, mialgia, dor de garganta, cefaleia, dispneia, diarreia, além de perda ou alteração do olfato e/ou do paladar. O levantamento foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no Informe Epidemiológico sobre a Covid-19 publicado semanalmente.
Leia mais:Casos confirmados e mortes por Covid-19 aumentam quase 300% em um mês na Capital; veja curvas
Entre as comorbidades identificadas prevaleceram hipertensão arterial, diabetes mellitus, doença cardiovascular crônica, pneumopatias, doença renal crônica, obesidade, asma e imunodeficiência.
O boletim traz informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 24ª Semana Epidemiológica, no período que compreende os dias 14 de março a 13 de junho de 2020.
Outros sintomas como coriza, dor, fraqueza/cansaço, vômito e calafrios também foram reportados por pacientes infectados pela doença.
A taxa de internação no período foi de 32%, com tempo médio de hospitalização de 8 dias, verificando-se aumento do tempo de permanência quando comparado com a semana anterior. Quase 40% dos pacientes internados ocuparam leitos de UTI. O maior tempo de permanência e percentual de uso de leitos de UTI podem indicar maior gravidade dos casos.
O levantamento realizado pela Prefeitura de Cuiabá conta com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo coronavírus em residentes do município.

