Frigorífico com 92 infectados por Covid-19 só pode retomar atividades após testar todos funcionários
19/06/2020, 20:02:00
Por Da Redação - Fabiana Mendes

A empresa Agra Agroindustrial de Alimentos, interditada quinta-feira (18) pela Vigilância Sanitária de Rondonópolis (a 216 quilômetros de Cuiabá), só poderá retomar as atividades depois que realizar a desinfecção total na unidade neste fim de semana, a triagem e testes tipo PCR-SyBr em 100% dos seus colaboradores. O frigorífico teve que paralisar seus trabalhos depois que cerca de 100 trabalhadores testaram positivo para Covid-19.
Segundo informações da Vigilância Sanitária Municipal, desde o início da pandemia, a empresa teria adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19, conforme as orientações dos órgãos de saúde e protocolo do Ministério da Saúde, Economia e Agricultura.
No entanto, diante da situação, teve que paralisar as atividades até todos trabalhadores serem submetidos a exames. Os testes serão realizados em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o InsCer/RS (Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul).
Olhar Direto entrou em contato com o frigorífico, que confirmou a situação. Por telefone, um funcionário informou que somente profissionais de segurança estão no local.
O frigorífico, por meio de nota, destacou que adotou várias medidas para prevenção. Entre as ações adotadas, a companhia destaca: afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica; ampliação da frota de transporte dos colaboradores; desinfecção diária da unidade; medição de temperatura de todos antes do acesso à unidade; controle de entrada de terceiros; instalação de vestiário de campanha; uso de equipamentos de EPI (máscaras, protetor facial); ações de distanciamento social; comunicação e orientação permanente de prevenção e cuidados.

